O impacto do marketing digital no mundo corporativo.


- Digital -

O impacto do marketing digital no mundo corporativo.

A importância de acompanhar a transformação digital e se aproximar do cliente.

Todos encaramos a realidade de que todo tipo de negócio já foi ou será afetado pela transformação digital. A tecnologia deu mais voz aos clientes e diminuiu barreiras, aumentando a competição. Concorrentes pipocam de todos os lados e os consumidores querem ser ouvidos, entendidos e atendidos com cada vez mais agilidade e atenção. Como as empresas devem reagir a isso?

Um grande erro é a empresa apostar na fórmula de sucesso que já tem e se recusar a caminhar junto com a transformação. Ela é totalmente necessária. Assim como o investimento na relação empresa-cliente.

O marketing digital entra como um grande aliado e suas ferramentas são cada vez mais precisas e eficazes. Inbound Marketing, Remarketing, Seach Engine Optimization (SEO), web analytics, redes sociais e outras técnicas podem gerar resultados super positivos, no entanto, alguns cuidados e desafios não podem ser esquecidos:

- Foco: não se pode perder o foco no cliente.
- Pensamento estratégico: o marketing digital deve estar na estratégia geral da empresa, e não agir operacionalmente.
- Dados: eles são vitais para traçar estratégias mais assertivas.
- Pesquisa: são fundamentais para entender quem ainda não é cliente.
- Análise: os processos de análise devem ser constantes e podem contribuir para melhorar todo o processo operacional.
- Colaboradores: valorize-os, invista em qualificação e incentive o compartilhamento de conhecimento e informação. É fundamental que a equipe esteja em sintonia com as estratégias.
- Chega de imediatismo: a busca por resultados deve ser a longo prazo.
- Conteúdo: conteúdo relevante e de qualidade faz toda a diferença.

São passos importantíssimos para a empresa conseguir mais não só engajamento, mas a sonhada identificação e paixão pela marca.