Meio título basta


- Comunicativa -

Meio título basta

Meio título basta

Comunicar-se por texto é uma tarefa muitas vezes menosprezada. Juro, já perdi amigo por causa de um texto com duplo sentido.

Mais do que levar uma mensagem, um texto deve despertar interesse para que seja levado a sério. Às vezes, não é necessário dizer tudo para que se faça entender, até porque o leitor nem sempre terá paciência ou concentração para degustar o texto em toda a sua essência.

É importante levar em conta o sentimento que você quer transmitir, lembrando que (como eu disse no começo) uma mesma frase pode ter mais de uma conotação (tudo depende de N fatores, como o contexto em que ele será inserido, o tempo que o leitor terá para decifrar a mensagem etc.).

Aqui vão duas regras de ouro para minimizar os erros de quem precisa escrever textos de cunho publicitário (não necessariamente aqueles usados em propaganda, mas todos aqueles que vão tornar algo público a alguém – memorandos, e-mails comerciais, cartazes e o que mais sua imaginação sugerir):

  1. Seja direto, oferecendo logo de cara as informações mais importantes. Deixe as firulas para os livros, manuais de instrução, contratos, regulamentos etc.
  2. Respeite TODA a gramática – vírgulas, pontuações, acentos, nova regra, cedilhas, crases... é OBRIGAÇÃO ter o mínimo de conhecimento dessas coisas se você usa a comunicação escrita.

Na dúvida, peça para outra pessoa ler o que você escreveu e dizer o que entendeu. Você vai se surpreender como, às vezes, a mente humana entende coisas completamente distintas. O importante, no final, é que sua mensagem fique clara. E que ninguém se ofenda (a menos que essa seja a intenção :P ).