O futuro da tecnologia no Marketing


- Comunicativa -

O futuro da tecnologia no Marketing

Dia a dia, o setor passa por transformações com a chegada das ferramentas digitais que demandam pensamento estratégico e analítico.

Nos últimos anos, os aparelhos tecnológicos e a internet trouxeram muitas mudanças na relação empresa x consumidor. A web mobilizou novas expectativas nos clientes e oportunidades como pesquisas, social, mobile, geolocalização, tornaram-se faces de diferenciação. Mês a mês, o mercado anuncia inovações que nos colocam cada vez mais conectados, incluindo empresas e consumidores.

Para dar conta do volume de dados, o trabalho dos profissionais do setor é essencialmente analítico e, munido deferramentas capazes, usa gráficos, planilhas e números como parte do fluxo essencial, entendendo como vive o consumidor.

A nós, empresas da área, um aviso: os hábitos antigos devem ser deixados de lado. Pode ser radical, mas é necessário compreender e se aprofundar nos novos cenários direcionados por dados. Isso significa autenticidade, pois passamos a somar táticas e adaptá-las ao mundo digital. Tarefas que envolvem estratégia são colocadas à prova com pautas do momento: Big Data, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Virtual, Gamificação, Redes Sociais, Performance (AdWords, Remarketing, GShopping) estão presentes diariamente nas campanhas digitais.

Hoje, qualquer pessoa envolvida com o marketing digital está lidando com martech. O termo híbrido aplica-se a grandes iniciativas, esforços e ferramentas que aproveitam a tecnologia para atingir metas e objetivos da área, algo que se tornará comum entre as empresas de todos os portes.